Curiosidades

Anel Solitário: Antes ou depois da aliança?

anel solitário de ouro é uma das joias que mais carrega a simbologia do amor. Ele é usado desde o século 15, quando foi criado por um arquiduque que gostaria de pedir sua futura esposa em casamento com um anel espetacular.  Naquela época o pedido consistia em cravar uma pedra preciosa sobre um metal.

Foi também nessa história que a tradição de o usar no dedo anelar começou. O arquiduque pediu à sua noiva que deixasse sua joia no dedo anelar esquerdo, onde passa uma importante veia que leva o sangue diretamente ao coração.

Os europeus e norte-americanos nunca perderam o hábito de noivar com um anel solitário de ouro, por conta disso o cinema representa, tradicionalmente, os pedidos de noivado com o jovem carregando um anel de ouro amarelo com um diamante em cima, enquanto se ajoelha diante da moça.

No Brasil essa tradição está ficando mais forte, ao passo que as portas foram se abrindo para os noivos que optavam por uma pedra irreverente no anel solitário de ouro, como a safira.

Como usar um anel solitário de ouro

Aqui, os casais variam bastante entre o solitário e o anel de ouro amarelo, as alianças de noivado. A diferença entre esses dois modelos é que com as alianças ambos utilizam a mesma peça; enquanto o solitário, o noivo pode utilizar um anel mais simples, se for de sua preferência.

Quanto ao dedo, o mais indicado é usar o anel solitário de ouro no anelar direito durante todo o noivado, passando-o para o esquerdo no dia do casamento. Há também a opção de usá-lo no dedo esquerdo ao longo do noivado e passa-lo para o direito no altar, ficando tanto com a aliança de casamento quanto com o solitário.

Outro diferencial do anel solitário de ouro é a combinação com outros anéis, como um aparador, que pode valorizar ainda mais a peça.

Na Fábrica das Alianças você e seu par encontram diversas opções de anéis de casamento e de noivado, assim como do anel solitário de ouro. Entre em contato com a gente e personalize o seu.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *