Anel de noivado e aliança de casamento
Alianças,Dicas

Anel de noivado e aliança de casamento: descubra a diferença entre as peças

Anel de noivado e aliança de casamento: descubra a diferença entre as peças

A oficialização do matrimônio é um momento de plena felicidade e satisfação. Mas, o que pouca gente sabe é que os processos que antecedem o casamento geram também muitas dúvidas, isso porque, diversos pontos devem ser abordados e, para os noivos de primeira viagem, isso nem sempre é tarefa fácil.

Um questionamento comum é sobre o anel de noivado e a aliança de casamento.

Afinal, qual a diferença entre as peças? Qual deve ser utilizada no pedido de casamento? É possível combiná-las? Para esclarecer essas questões, criamos um artigo informativo. Siga com a leitura e confira, no post que a equipe do Blog da Fábrica das Alianças preparou para você.

Anel de noivado e aliança de casamento: descubra a diferença entre as peças

Anel de noivado: definição

O anel de noivado é uma peça muito simbólica e importante para os casais, afinal, é ela que representa o pedido de casamento.
Com o anel de noivado, os pombinhos, que até então eram namorados, passam a ser noivos e demonstram que estão prestes a dar um grande passo e avançar o relacionamento para um grau ainda mais importante.
Geralmente, a joia é comprada pelo homem e entregue como um presente à mulher junto com a marcante pergunta: “quer se casar comigo?”.
Depois do esperado “sim”, os noivos começam a planejar o futuro matrimônio e todos os detalhes para que o sonho se torne realidade.
Ou seja, a função do anel é justamente manifestar a nova fase da relação, além de simbolizar o amor, o compromisso e o desejo mútuo de uma vida a dois.
Na maior parte das vezes, essa peça é utilizada apenas pela mulher, sua estética costuma ser fina, minimalista a apresentar uma pedra preciosa em destaque.

É obrigatório fazer o pedido de casamento com o anel de noivado?

Em uma relação, nada é obrigatório, existem sim algumas tradições, mas tudo depende do desejo dos noivos.
Por isso, presentear ou não com essa joia depende, sobretudo, do que o casal deseja representar no momento.
Alguns casais fazem questão do anel de noivado, já outros preferem poupar o dinheiro para investir em uma aliança de casamento.
Em outros casos, o pedido de casamento é realizado quando o homem encontra o momento ideal, mesmo sem ter o anel em mãos para surpreender a pessoa amada.

Aliança de casamento: definição

A aliança de casamento é uma joia utilizada pelos casais para oficializar os votos da união.
As joias representam duas pessoas que se uniram para compartilhar a vida juntas.
Essa é uma das peças mais importantes para o casal, por esse motivo, são vistas como investimentos, já que acompanham os pombinhos por toda a vida.
Normalmente, as alianças de casamento são utilizadas após a cerimônia de matrimônio, no dedo anelar da mão esquerda.
Na maior parte das vezes, elas são fabricadas em ouro amarelo, contudo, devido à diversidade do mercado joalheiro atual, é possível encontrar alianças em ouro branco, rosè, cravejadas com diamantes, zircônias e muito mais.

O pedido de casamento pode ser com a aliança de casamento?

Atualmente, a regra é não ter regras e deixar que os noivos tenham liberdade para escolher a maneira como expressam seus sentimentos e realizam o pedido de casamento.
Por isso, é possível sim fazer o pedido de casamento já com as alianças que serão usadas no momento da oficialização do matrimônio.

Como combinar a aliança com o anel de noivado?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o anel de noivado não é uma joia temporária. Ele pode ser combinado com a aliança e usado pela noiva pelo resto da vida.
Mas para combinar as duas peças é importante utilizar a mesma cor de ouro e apostar em design semelhantes. Além disso, também é necessário considerar o encaixe dos anéis, para que eles não fiquem desconfortáveis durante o uso diário.

Onde encontrar anel de noivado e aliança de casamento?

Se você deseja marcar a vida de quem você ama de maneira sofisticada e preciosa, acesse o site da nossa Fábrica das Alianças e confira, na nossa loja de alianças a diversidade de anéis de noivado e alianças em ouro 18K nos tons de ouro amarelo, rosé, ou branco.
Por lá, você encontra joias de fabricação própria, com design exclusivo e esculpidas por ourives habilidosos, que garantem produtos de procedência, elaborados a partir dos mais rigorosos padrões joalheiros.

No mais, continue de olho no Blog da Fábrica das Alianças, em breve, teremos novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *