Anel solitário: antes ou depois da aliança?
Formatura

Anel solitário: antes ou depois da aliança?

Anel solitário: antes ou depois da aliança?

Tido como um símbolo muito presente no cotidiano dos casais, o anel solitário pode ser utilizado tanto para complementar o visual de uma aliança quanto como um anel de noivado – tendência que vem se fortalecendo nos últimos tempos.

Discreto, elegante e muito delicado, ele também é conhecido como o “anel do amor” e marca os momentos mais importantes da vida de um casal com toda classe e romantismo.

Durante um relacionamento, o uso da joia pode se fazer presente nas mais diversas situações e representar várias fases de um compromisso. Inclusive, alguns pombinhos adotam a peça desde o namoro.

Quer saber mais sobre a joia, descobrir parte de sua história e conferir algumas dicas de uso? Então, siga com a leitura e confira o blogpost que preparamos para você!

Anel solitário: história e tradição:
Anel solitário: antes ou depois da aliança?

Por ser uma joia presente no cotidiano desde a antiguidade, o anel solitário está relacionado a diversas tradições.

Contudo, o relato mais antigo da utilização da peça para um pedido de relacionamento data o século XV, quando o arquiduque Maximiliano, da Áustria, presenteou a sua amada, Maria de Borgonha, com um solitário feito com diamante puro. Tudo indica que essa tenha sido a primeira vez que um noivado foi celebrado com um solitário.

A pequena história marca o início de uma tradição que perdura até os dias atuais.
Devido à sua versatilidade, os solitários são excelentes peças para os pais presentearem suas filhas debutantes, para quem deseja surpreender alguém em um momento especial ou para compor a cena clássica de alguém de joelhos com a caixinha posta para marcar o momento do “SIM”.

Por representar o amor, tradicionalmente, o anel solitário deve ser utilizado na mão esquerda.
O que justifica a escolha do dedo é uma crença da antiguidade egípcia que dizia que, nesse dedo, estaria localizada a “vena amoris”, a única veia ligada diretamente ao coração.

Anel solitário e a sua versatilidade:

Como você já sabe, o anel solitário pode ser usado como um clássico anel de noivado.
Para isso, é importante que a joia seja feita em ouro branco ou amarelo.
Depois do casamento, pode ser colocado junto da aliança ou então fazer parte da composição com aliança e meia aliança.
Como presente de 15 anos, o anel também pode representar a nova etapa da vida e, por ser bastante democrático, é uma excelente maneira de agregar um toque de sofisticação ao visual da debutante.
Além disso, pode ser utilizado em diferentes combinações com meia aliança e aparadores e criar composições belíssimas com outros anéis delicados, com ou sem pedras.

Anel solitário: antes ou depois da aliança?

Não existem regras para utilizar um anel solitário. Na verdade, tudo depende das suas preferências e dos simbolismos que deseja manifestar.

Tradicionalmente, a aliança de casamento é colocada primeiro no dedo anelar da mão esquerda, durante a cerimônia, simbolizando a união conjugal.
Nesse contexto, muitas pessoas optam por adicionar o anel solitário após a aliança, como uma forma de complementar e acentuar o compromisso matrimonial já estabelecido.
Essa sequência, além de seguir a tradição, também pode ser vista como uma expressão simbólica da jornada conjunta que o casal embarca após o casamento, mantendo o foco na união e reconhecendo a individualidade de cada cônjuge.
Por outro lado, algumas pessoas preferem usar o anel solitário de ouro antes da chegada da aliança, ou, até mesmo, em outra mão, como a direita.
Essa escolha reflete uma ênfase na individualidade e na expressão pessoal, destacando o anel solitário como um símbolo do amor e do compromisso além do casamento.
Optar por usar o anel solitário em uma posição diferente da aliança é uma oportunidade de personalizar o significado por trás de cada peça, permitindo que o casal celebre tanto a união quanto a singularidade de sua relação de maneira única e pessoal.

Por que investir em um Solitário de ouro 18k


Assim como uma aliança, um anel solitário também é feito para durar por toda vida. Para isso, é importante que ele seja fabricado em um bom material e conte com um acabamento impecável.
Nesse contexto, o ouro 18K, ou 750, é o material que oferece mais pureza e durabilidade.
Isso porque, a liga 18 k apresenta em sua composição um teor maior de ouro puro. Por isso, além de garantir uma joia muito valiosa, também assegura maior durabilidade.
Também é importante lembrar que o ouro é um material extremamente resistente à oxidação, por isso, quanto maior a porcentagem de ouro puro presente na liga, maior será a sua durabilidade e conservação.

Enfim, gostou de saber um pouco mais sobre o solitário de ouro 18k? Se você pretende surpreender quem você ama ou presentear alguém querido com uma peça tão especial, clique aqui, acesse o site da Fábrica das Alianças e confira todas as opções exclusivas de anéis solitários em ouro.

No mais, continue de olho no Blog da Fábrica das Alianças, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *