Tradições e significados por trás das alianças de casamento
Formatura

Tradições e significados por trás das alianças de casamento

Tradições e significados por trás das alianças de casamento

Feitas para simbolizar o matrimônio e acompanhar os casais apaixonados por toda a vida, é indiscutível como as alianças de casamento são joias cheias de significado, que marcam um momento especial e carregam sentimentos profundos de afeto, amor, carinho, respeito e fidelidade,
Mas, você sabe como elas surgiram e quais tradições elas carregam e simbolizam? Hoje, nós, da Fábrica das Alianças, resgatamos algumas tradições curiosas e fatos históricos sobre as peças para apresentar a você. Siga com a leitura e confira.

Tradição Egípcia

De acordo com historiadores, os primeiros anéis para simbolizar o amor surgiram ainda no Antigo Egito por volta de 3000 a.C. As alianças chegaram como uma forma de selar sentimentos e representar uma união ou compromisso.
Outra curiosidade é que, na época, os egípcios escolhiam o dedo anelar da mão esquerda para usar esses anéis, acreditando que neste dedo específico existia a “vena amoris” ou “veia do amor,” que estava diretamente conectada ao coração.
A crença, que atribuía um significado especial à escolha do dedo para a utilização das alianças, perdura até os dias de hoje.

Aliança: muito mais que uma palavra
Tradições e significados por trás das alianças de casamento

Outro fato curioso e muito interessante é a origem etimológica da palavra “aliança”. Derivada do latim “alligare”, ela sugere uma ligação eterna e indissolúvel.
É como se a própria palavra refletisse a união duradoura que esses anéis simbolizam. Além disso, o formato arredondado, característico das peças, também vai muito além da estética e representa um ciclo eterno, sem começo nem fim.

A propagação global do costume de usar alianças

Como o tempo provou, a tradição de usar alianças não permaneceu limitada ao Egito e ganhou adesão mundial. Mas isso só aconteceu porque, no início, gregos e romanos abraçaram a cultura e espalharam-a por vastas extensões geográficas e culturais.
Os romanos, notáveis inovadores, descobriram por volta de 800 a.C. que as alianças de ouro resistiam impecavelmente ao teste do tempo, dando início à tradição do ouro amarelo que persiste até os dias de hoje.

Culturas, tradições e curiosidades: uma viagem ao mundo… das alianças!

Quando o assunto é aliança de casamento, cada país apresenta suas próprias crenças, hábitos e tradições. Separamos alguns dos mais curiosos para apresentar a você.

Confira abaixo:

Grécia Antiga e o Nó de Hércules

Na Grécia Antiga, as alianças eram frequentemente entrelaçadas em um padrão de nó conhecido como o “nó de Hércules”.
Esse design emaranhado simbolizava a força, a união e a resistência, qualidades essenciais para um casamento duradouro.

Índia: tons vermelhos e ouro

Na cultura indiana, o vermelho é uma cor muito próspera associada ao casamento. Por lá, as alianças costumam ser combinadas com um toque de vermelho, simbolizando prosperidade, amor e felicidade. O ouro, por sua vez, representa pureza e riqueza.

Japão: simplicidade e eternidade

No Japão, as alianças tradicionais, geralmente, são feitas de metais mais simples, como prata ou platina, refletindo a estética da simplicidade. Já o formato da aliança de casamento é, normalmente, semelhante a um laço sem fim, para refletir a eternidade e a continuidade.

Irlanda: Alianças Claddagh

A tradição irlandesa apresenta as alianças Claddagh, caracterizadas por corações, mãos e uma coroa. O coração simboliza o amor, as mãos a amizade e a coroa a lealdade. Além disso, as maneiras como as peças são usadas (como coração para dentro ou para fora), servem para comunicar o status de relacionamento da pessoa.

Rússia: trio de anéis

Na Rússia, é comum que os casais usem três anéis: um para o noivado, um para o casamento e outro para celebrar a maternidade.
Esses anéis formam uma tríade superespecial, que representa os diferentes estágios da vida e do compromisso dos pombinhos.

Muito além de joias

Como você viu acima, as alianças de casamento transcendem a sua materialidade. Elas contam histórias, marcam períodos, revelam tradições e, acima de tudo, refletem todo o amor existente em uma relação.
Se você está a procura de uma aliança de casamento em ouro amarelo 18k, ouro branco 18k ou ouro rosé 18k, o melhor lugar para encontrar a peça ideal é no site da Fábrica das Alianças. Por lá, você encontra alianças exclusivas, fabricadas artesanalmente e esculpidas por ourives habilidosos.

Se você gostou deste artigo, deixe seu feedback nos comentários e continue de olho no nosso Blog, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até breve!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *