Alianças de Casamento

Alianças de Casamento ouro 18k: saiba mais sobre essa tradição

Alianças de Casamento ouro 18k: saiba mais sobre essa tradição

Provavelmente, se você já observou os dedos de alguns casais, percebeu que a grande maioria deles usa uma aliança de ouro amarelo como forma de selar o matrimônio.
Mas, será que você sabe porque, mesmo com outros tipos de materiais disponíveis no mercado como o ouro branco e o rosè, o amarelo segue como o mais tradicional?
Se você quer saber os motivos pelos quais esse costume se estabeleceu ao redor do mundo, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe da Fábrica das Alianças preparou para você.

Alianças de casamento: um resumo à respeito da origem

A palavra Aliança é derivada do latim “alligare” que significa “ligar-se-a”. O formato redondo representa algo eterno, sem início ou fim.
De acordo com os historiadores, as primeiras alianças surgiram no Antigo Egito, como forma de selar o amor por um casal. Por isso, desde os primórdios, já eram utilizadas por toda a vida.
Além disso, as joias sempre foram usadas no dedo anelar da mão esquerda, já que, segundo os egípcios, somente neste dedo existia a vena amoris (ou veia do amor) – que era diretamente ligada ao coração.
Contudo, durante a antiguidade, as alianças não eram feitas apenas em ouro. Muitas delas eram fabricadas em inúmeros outros materiais como cobre, ferro, couro e madeira.
Com o passar do tempo, o hábito de usar alianças passou a ser difundido e popularizado em outras civilizações, como os gregos e os romanos.
Por volta de 800 a.c os romanos descobriram que as joias fabricadas em ouro eram as únicas que permaneciam impecáveis com o passar do tempo, mesmo em contato constante com a água e o suor. Foi a partir daí que as alianças passaram a ser, tradicionalmente, produzidas em ouro amarelo.

Por que escolher alianças em ouro 18k?
Alianças de Casamento ouro 18k: saiba mais sobre essa tradição

Primeiramente, vale ressaltar que o ouro puro (ou ouro 24k) é um metal extremamente maleável, por isso, caso uma aliança fosse confeccionada somente por ouro, ela amassaria e se deformaria com facilidade.
Por isso, para agregar mais resistência e durabilidade às joias, é preciso acrescentar outros metais ao ouro e formar a chamada liga metálica.
Dessa forma, o ouro 18k – composto por 75% de ouro puro e 25% de outros metais como cobre, prata, paládio, etc. é a liga mais utilizada e recomendada pela alta joalheria.
Por apresentar um alto grau de pureza, a liga 18k possui diversos benefícios como mais resistência à oxidação e maior valor de mercado. Não é por acaso que esse material é o mais utilizado na fabricação de anéis de noivado e alianças, não só no Brasil, como em vários outros países do mundo.

Por que as alianças de casamento ouro 18k amarelas são as mais utilizadas?

Pois bem, agora que você já sabe um pouquinho mais a respeito da tradição que envolve o uso das alianças, é chegada a hora de compreender a questão do tom.
É fato que, quando se trata de uma aliança de casamento, o ouro amarelo é a preferência nacional e também entre várias culturas mundo a fora. De acordo com as estatísticas, mais de 90% dos casais escolhem toda a classe das alianças douradas para firmar o matrimônio.
Isso ocorre por conta da tradição desse material, além da beleza e preciosidade do seu tom vibrante e brilhante.
Segundo as tradições antigas, o ouro amarelo está vinculado à riqueza, fecundidade e, sobretudo, ao amor.
A cor também representa a luz, nobreza e simboliza o sol, prosperidade e felicidade.

Onde encontrar alianças em ouro amarelo?
Alianças Anatômicas: conforto e estilo em perfeita harmonia

Se você está em busca de uma aliança clássica e atemporal, precisa conferir a linha completa de peças em ouro 18k disponíveis no site da Fábrica das Alianças, uma empresa que, há mais de 60 anos, foca no desenvolvimento e na comercialização de peças duráveis e exclusivas para revelar todo o amor existente em uma relação.
Clique aqui, acesse nossa loja de alianças e saiba mais.
No mais, continue de olho no Blog, em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *